top of page
Buscar
Foto do escritorJoao Felipe Souza Aguiar

O que são Topic Clusters? Categorize e Organize suas Informações

Atualizado: 14 de jan.


Topic Clusters
Topic Clusters

Topic Clusters é o processo de organização de conteúdo online.

Essa abordagem busca adaptar-se às mudanças na forma como as pessoas realizam as pesquisas na internet e na maneira como os motores de busca respondem a essas consultas.

Em termos simples, "topic" refere-se a "tópico" e "cluster" a "grupo". Topic Clusters consistem em conjuntos de conteúdo que se agrupam em torno de um tema central.

Para melhor compreensão sobre o funcionamento dessa estratégia, é fundamental explorar a origem da proposta dos Topic Clusters. Isso envolve o entendimento de como essas observações podem ser aplicadas de maneira eficaz para conquistar posições mais vantajosas nos resultados dos motores de busca.


Precisa de um analista SEO para impulsionar seu negócio?


Clique na imagem abaixo e descubra como aprimorar sua presença online.



Topic Clusters como estratégia SEO


A maneira como as pessoas utilizam os motores de busca está passando por mudanças significativas.

A forma como o Google fornecia informações há alguns anos exigia buscas bastante específicas, e os resultados variavam de acordo com as palavras digitadas.

No entanto, as mudanças nos motores de busca, e até mesmo na nossa interação com a internet, estão retornando os resultados de pesquisa com base no interesse do usuário.

A realidade é que não podemos mais concentrar nossos esforços apenas nas palavras-chave.

Embora elas sejam importantes para o desenvolvimento de conteúdo e o posicionamento nos rankings, não obteremos resultados sólidos se nos limitarmos a criar conteúdo exclusivamente em torno delas.

Por essa razão, é essencial fornecer contexto, e é exatamente isso que os Topic Clusters propõem.

Através da contextualização, especialmente de temas relacionados, e uma vinculação interna consistente, o objetivo é demonstrar ao mecanismo de busca que você possui o melhor conteúdo de maneira abrangente para atender às necessidades do usuário.

Mas como isso acontece na prática? Vamos descobrir agora!


Como funcionam os Topic Clusters?


Os Topic Clusters constituem uma estrutura organizada e, portanto, devem ser cuidadosamente planejados.

Isso possibilita uma compreensão clara do que está sendo realizado, proporciona uma visão abrangente da estratégia e, é claro, permite a mensuração dos resultados.

De maneira simplificada, um Topic Cluster é composto por três elementos principais:


  • Post Pilar

  • Clusters

  • Links internos


Essa malha estruturada de conteúdo demonstra ao mecanismo de busca a relevância das suas páginas, otimizando os resultados nos buscadores.


Estruturando um Topic Cluster


Post pilar


A escolha do post pilar é uma decisão estratégica que se baseia na regra: a categoria mais abrangente para um tópico específico.

Em termos práticos, isso implica que o conteúdo pilar deve ser desenvolvido em torno de uma palavra-chave que geralmente está relacionada a um assunto mais amplo.

O post pilar deve ser altamente relevante para sua estratégia de rankeamento e conversão, abordando temas essenciais para a empresa e diretamente ligados aos objetivos de negócio.


Clusters


Com o pilar definido, é momento de produzir os conteúdos que irão impulsionar suas publicações entre si, e principalmente, formando o grupo de conteúdos que trabalhará em conjunto para elevar o pilar a uma página relevante para os motores de busca, visando aparecer entre os primeiros resultados da SERP.

Enquanto os pilares abordam temas amplos, os clusters têm a liberdade (e muitas vezes a recomendação) de serem mais específicos.

Ao definir os clusters, é essencial que eles se concentrem de maneira precisa e específica em um tema, evitando explorar outros assuntos de forma extensiva, como ocorre com o pilar.

Cada cluster deve comprometer-se com um tópico específico e abordá-lo de maneira minuciosa.

Geralmente, para cada pilar, são planejados de 10 a 30 clusters, embora não haja uma regra estrita em torno desse número.

Para descobrir os clusters, sugere-se realizar uma pesquisa de palavras-chave para identificar aquelas que podem ser incorporadas ao seu conteúdo.

O pilar e seus clusters precisam estar linkados, demonstrando para os motores de busca uma organização coesa e a sua autoridade no tema.


Linkagem interna


A obtenção de backlinks é um dos principais objetivos de uma estratégia de SEO eficaz, pois eles desempenham um papel crucial no rankeamento do Google.

Embora os links internos não tenham o mesmo peso que os links externos em termos de rankeamento, eles mostram ao mecanismo de busca a organização das suas páginas, identificando quais são mais importantes e destacando a autoridade da sua empresa em um determinado assunto.

Dentro da estrutura de topic clusters, os links internos são indispensáveis.


  • O cluster deve estar sempre vinculado ao seu pilar. Embora não seja estritamente obrigatório que o primeiro link seja para a página pilar, é altamente recomendável. Além disso, é importante utilizar a âncora exata (ou seja, se o seu pilar é "Marketing de Conteúdo", o link deve ser ancorado nesta expressão).

  • O pilar deve criar um link de volta para o cluster. Ao explorar o tema do cluster no pilar, é difícil dedicar a mesma atenção que seria possível em um conteúdo exclusivo para o tema. Nesse sentido, pode-se incluir um "saiba mais" ou criar uma âncora simples para o cluster.


Essa abordagem cria uma rede de conteúdo em torno do seu conteúdo principal, garantindo uma conexão integral e sinalizando sua importância global para o mecanismo de busca.

Como evidenciado, toda essa estruturação requer organização e, à medida que o número de posts em sua estratégia aumenta, essa tarefa se torna mais desafiadora.

Se preferir uma abordagem mais detalhada, a documentação dos seus topic clusters pode ser feita por meio de uma planilha.


Conceito de Topic Clusters


O conceito criado pela Hubspot já existia de formas semelhantes anteriormente como a estratégia de posts satélites por exemplo.

Embora os dois conceitos não sejam idênticos, eles seguem princípios fundamentais de utilizar uma linkagem interna consistente e produção de conteúdo planejada para conquistar melhores posições para um post principal e aumentar as conversões para a estratégia como um todo.

Topic Clusters, o post pilar geralmente é voltado para um head tail, e não é possível criar clusters com conteúdos que podem ser pilares.

Dessa forma, é possível organizar seus Topic Clusters de maneira visual, centralizada e automatizada.

Se você chegou até aqui, está pronto para começar a aplicar os Topic Clusters em sua estratégia!


Assuntos relacionados:




4infra Consultoria em TI








Hashtags:



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page